23 de setembro de 2013

Como Equilibrar o pH do Cabelo – Acidificante Caseiro

Antes de saber como equilibrar o pH do seu cabelo, é preciso saber por que isso é importante. Talvez você já saiba sobre o acidificante, essencial após alisamento ou qualquer procedimento químico e este é usado para resgatar o pH saudável do cabelo. No entanto, mesmo após o uso do shampoo, o pH do cabelo é alterado e o uso do acidificante ajuda a manter a integridade dos fios.
Eu já falei mil trezentas e sete vezes aqui no PB o quanto cabelos são frágeis. Apenas o ato de simplesmente molhar o fio, faz com que ele inche, que as cutículas se abram e com que o cortéx seja afetado. Cabelo é também tecido morto e não se regenera, sendo assim, todo cuidado é pouco.
pH e Cabelo
pH é a medida usada para saber se uma substância é alcalina ou ácida. pH entre 0 e 6.9 é ácido, 7 é neutro e entre 7.1 e 14 é alcalino. O pH equilibrado para o cabelo e couro cabeludo é entre 4.5 4 5.5, este pH ácido faz com que bactéria e fungos não cresçam no couro cabeludo e também faz com que as cutículas dos fios fiquem fechadas e saudáveis.
Se o seu cabelo é alcalino demais, a cutícula dos fios se abrem e se o seu cabelo é ácido demais, as cutículas se contraem. Nenhum dos dois casos é bom, por isso é importante que o pH do seu cabelo esteja equilibrado.
Mas cada cabelo é diferente…
  • Se seu cabelo é cacheado, a cutícula do fio é naturalmente aberta, portanto você precisa de substâncias mais ácidas para que seu cabelo fique saudável, ou seja, você precisa de usar um acidificante SEMPRE!
  • Se você tem o cabelo quimicamente tratado, ou seja, alisado, relaxado ou tingido, isso significa que seus fios foram tratados com uma substância alcalina que abriu as cutículas, que foram em seguida neutralizadas. Sendo assim, você precisa de usar um acidificante SEMPRE para manter a saúde do seu cabelo.
  • Se seu cabelo é liso e sem nenhuma química, é importante manter o pH do cabelo com os produtos certos, como shampoos mais ácidos, ou seja os chamados shampoos com pH equilibrado, mas você não precisa de um acidificante. Mesmo assim é bom usar um de vez em quando.
Acidificante Caseiro
O acidificante mais comum é o vinagre, especialmente o vinagre de maçã, que contém um pH ácido de 3.5. Você pode diluir o vinagre com água (meio copo de vinagre e meio copo de água) e deixar a mistura em um borrifador. Use no seu cabelo úmido sempre que lavar com shampoo e condicionador.
Uma outra opção de acidificante é a babosa, ou aloe vera. Você pode diluir o gel de babosa comprado com água e borrifar no cabelo, ou você pode usar a poupa da planta e bater no liquidificador com água e então borrifar no cabelo úmido após lavar.
O acidificante de babosa além de fechar a cutícula dos fios e controlar o frizz, ainda hidrata o cabelo. O melhor de tudo, é que não tem o cheiro forte do vinagre de maçã.
Você pode adicionar babosa ao seu condicionador leave-in e assim transformá-lo em acidificante. Faça um leave-in bomba acidificante:
  • 2 colheres de sopa de condicionador (leave-in ou comum)
  • 1 colher de chá de óleo de rícino
  • 1 colher de sopa de gel de babosa
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 2 colheres de chá de óleo de argan ou óleo de jojoba
Misture tudo e use normalmente como você usa leave-in.
Usar um acidificante irá fazer uma diferença incrível! Seu cabelo irá ficar mais hidratado, brilhante, mais sedoso, sem frizz e mais saudável. O acidificante também ajuda no combate às caspas.
Postar um comentário