26 de fevereiro de 2014

Lavando o cabelo com óleo


Mais uma das minhas loucuras! Outro dia resolvi lavar meu cabelo só com óleo. Estava no banho, com o cabelo molhado e vi o óleo aquecedor da linha L’Oreal Oleo Therapy no chuveiro e passei o bendito no meu cabelo todo, logo depois, apenas enxaguei e pronto. Nada de shampoo ou condicionador. Resultado? Deu tudo certo! Meu cabelo ficou limpo cheiroso, nem um pouco oleoso. Também ficou sem frizz e fácil de pentear. Mas esse óleo da L’Oreal, não é bem um óleo. Veja só os ingredientes:
Hair Expertise: Oleo Therapy Self-Heating Hot Oil
Propylene Glycol, Glycerin, Peg-8, Peg-14 Dimethicone, Peg-7 Glyceryl Cocoate, Caprylic/Capric Triglyceride, Hair Expertise Oleo Therapy Self-Heating Hot OilParfum/Fragrance, Argania Spinosa Oil/Argania Spinosa Kernel Oil, Cocos Nucifera Oil/Coconut Oil, Chamomilla Recutita Extract/Matricaria Flower Extract, Hexyl Cinnamal, Hydroxycitronellal, Gardenia Tahitensis Flower Extract, Rosa Canina Flower Extract, Nelumbium Speciosum Extract/Nelumbium Speciosum Flower Extract, Linum Usitatissimum Flower Extract, Carrot Oil/Beta-carotene.
Como você ver, o óleo possui glicerina, silicones, extratos e, claro, alguns óleos. Mas não é óleo puro. Apesar de ter gostado do resultado no dia seguinte, não acho que seja uma boa ideia lavar o cabelo apenas com esse óleo regularmente, pois ele vai deixar meu cabelo pesado.
Essa ideia, me levou a pesquisar sobre como lavar o cabelo com óleo e aparentemente, isso é algo relativamente comum e considerado ótimo para o cabelo, é mais conhecido como oil rinse, ou umectação durante o banho.
Ao lavar o cabelo com óleo, você acaba adicionando um passo a mais na sua rotina de lavar o cabelo: SHAMPOO+ÓLEO+CONDICIONADOR.
Isso é ótimo especialmente para cabelos secos, danificados, tingidos, com química ou afro. Você pode usar azeite de oliva, óleo de argan, óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de abacate, óleo de semente de uva ou fazer uma mistura dos seus óleos favoritos. Eu fiz uma mistura de óleo de rícino, abacate e jojoba que ficou muito boa.
Você lava ser cabelo normalmente com shampoo, passa o óleo no cabelo molhado ainda no chuveiro da raíz às pontas. Deixe no cabelo por cerca de 3 minutos. Enxágue e passe condicionador normalmente.

Postar um comentário